A Quadrinhosfera Orgulhosamente Entrevista: Luciano Cunha, criador de O Doutrinador!


Há alguns dias o Luciano me enviou o link de sua página no Facebook (www.facebook.com/leiaodoutrinador), onde estava publicando a sua HQ, O Doutrinador, gostei do que vi e achei que muitos amigos leitores da Quadrinhosfera também iriam gostar de conhecer o personagem e seu criador. 


Entrevista conduzida por Luan C. Z. Zuchi 

QUADRINHOSFERA - 1) Como surgiu a ideia para a HQ dO Doutrinador? 

LUCIANO CUNHA - O personagem existe desde 2008. A ideia nasceu da indignação com a classe política do país, simples assim. Eu tinha que botar a raiva contra essa horda de canalhas que só atrasam e roubam para fora e a solução que eu encontrei foi criar o personagem. Nesses 5 anos foram muitas indas e vindas, parava de fazer, voltava... Em 2010 eu o registrei e enviei algumas cópias para várias editoras no Brasil. Mais da metade me respondeu positivamente, que tinham gostado do produto mas que seus departamentos jurídicos sempre orientavam que a HQ poderia sofrer várias processos e, temendo prejuízos, as editoras me agradeciam, parabenizavam, mas declinavam em publicar. Então, há um mês e meio atrás pensei: "Por que não publicar numa rede social, o famoso "faça você mesmo"... E aí comecei a postar na minha página numa rede famosa, as pessoas foram gostando, me encorajando a fazer mais, a criar uma página própria e aí o último post teve mais de 11mil visualizações. Acho que é um bom "recomeço". A resposta das pessoas que curtem é muito positiva, tanto quanto à ideia central, claro, como ao traço e às cores. 

Q - 2) Que beleza! Pena que as editoras não toparam a parada, pelo que vi da HQ você está fazendo um ótimo trabalho. Se as editoras não toparam, você não pensou em publicar através de financiamento coletivo, que atualmente estão em alta? 

Luciano - Na verdade eu acho financiamento coletivo uma inciativa das mais louváveis, mas eu não conseguia me ver nesse tipo de ação, não sei bem dizer o por quê. 

Q - 3) A HQ já está finalizada ou em andamento? 


Luciano - Como mencionei, existe uma versão impressa finalizada, que foi enviada para editoras. Só que ela envelheceu pois os fatos políticos são outros, apesar dos problemas serem os mesmos. Então precisava atualizá-la e também adaptá-la para essa "nova mídia" que é a rede social que estou usando para publicar pois optei por postar uma página de cada vez. Além disso, fiz uma mudança fundamental no personagem: ele não usava a máscara de gás. Então estou literalmente fazendo tudo de novo. 

Q - Legal! 4) Quanto a continuidade do projeto? Até onde você vai com O Doutrinador? 


Luciano - Não sei dizer agora. Felizmente, a resposta tem sido muito boa, então vou repensar o final. A versão impressa era bem longa...Até a classe política e o governo começarem a se mexer, ele fez muito estrago. E com o gigantismo do Estado, foi difícil ele ser localizado, além do mais, após mais algumas ações ele tinha a população ao lado dele. Mas, enfim, não sei o rumo que vou tomar neste momento. Como estou postando uma página por vez, tenho tempo para pensar no próximo passo.

Q - 5) Pro pessoal que está louco para ler O Doutrinador, onde ele pode ser lido? Somente na rede social? Com que periodicidade temos nova página? 

Luciano - Por enquanto só na rede social mesmo, ou no site CAPA COMICS (http://capacomics.com) que é uma iniciativa parceira da Baixada Fluminense, de onde venho. A periodicidade acho que o pessoal já se acostumou: uma página por semana. Acho que vou lançar duas por semana em breve. 

Q - 6) Quem é o Criador do Doutrinador?
 

Luciano - Sou designer gráfico, trabalho na área de comunicação há mais de duas décadas. Meus primeiros "registros" de quadrinhos foram com a idade de 6 anos. Aos 16 comecei a trabalhar com Ziraldo, fazendo a revista do Menino Maluquinho na Abril com uma equipe que me orgulha até hoje. Quadrinhos sempre foi minha grande paixão ao lado do bom e velho rock n´roll.

Em nome da Quadrinhosfera e de nossos leitores agradeço pela gentileza de nos conceder esta entrevista! Muito mais sucesso a você e ao Doutrinador.  


Luan Zuchi


Comentários

Postagens mais visitadas