Falece Joe Kubert!

Joe Kubert, Joseph Kubert, um dos maiores quadrinistas dos EUA, faleceu neste domingo.

O genial Joe Kubert foi o primeiro a fundar uma escola voltada para a formação de autores de quadrinhos nos EUA. Com 85 anos Kubert continuava na ativa desenhando e coordenando a Kubert School.
O artista que ficou conhecido por titulos como Sargento Rock, Tarzan e Gavião Negro, nasceu numa aldeia judia da Polônia, em uma região que hoje faz parte da Ucrânia. Foi para os EUA com apenas dois meses, em 1926. Não há uma biografia precisa sobre o início da sua carreira, mas há registros de que ele circulava por estúdios já aos 13 anos, no boomdos quadrinhos em Nova York do final da década de 1930. Ele chegou a dizer que fez estágios nestes estúdios aos 10 anos.


Após a formação artística na adolescência, ele começou a trabalhar profissionalmente para estes estúdios, que forneciam material para diversas editoras. No início da década de 40, já estava trabalhando para a DC Comics. Aos 19 anos, fez sua primeira história com o Gavião Negro, com quem teve uma longa relação - participou inclusive da reinvenção do personagem, no início da década de 60, e até hoje tem seu nome associado ao herói.
Em meados da década de 50, exclusivo da DC, ele participou da criação do Príncipe Viking e do longevo personagem militarSargento Rock, ambos ao lado do roteirista Robert Kanigher. De 1967 a 1976, o quadrinista assumiu posto executivo na editora, como diretor de publicações. Conseguiu os direitos para fazer HQ de Tarzan, que ele mesmo desenhou - o material foi recentemente republicado no Brasil.
Em 1976, o autor fundou a Joe Kubert School of Cartoon and Graphic Art em Dover, estado de New Jersey. Foi a primeira escola dos EUA com formação superior específica para o cartunismo, na ativa até hoje e conhecida pela proposta rigorosa. Stephen Bissette, Rick Veitch, Karl Kesel, Scott Kolins, Alex Maleev, Tom Raney, Adam Warren, Steve Lieber, Lee Weeks e o brasileiro Sergio Cariello (que foi professor da escola) são alguns dos formados por Kubert - sem falar em seus dois filhos, os celebrados Andy e Adam Kubert (também atualmente professores).
Nos últimos anos, Kubert dedicou-se a graphic novelscomo Fax From Sarajevo (1996), Yossel (2003), Dong Xoai (2009) e retornos a personagens como Sargento Rock e Tor - o caçador pré-histórico que criou na década de 50. Fez até uma colaboração internacional, desenhando edição especial de Tex. Está saindo nos EUA Before Watchmen: Night Owl, que desenha ao lado do filho Andy. A DC havia anunciado há pouco a minissérieJoe Kubert Presents, com seis edições de material produzido pelo próprio ou por convidados, com os personagens que marcaram sua carreira. A minissérie estrearia em outubro lá fora.
Premiado e reconhecido internacionalmente, Kubert perdeu a esposa Muriel em 2008 após um casamento de 57 anos. Os dois fundaram e administravam juntos a escola de quadrinistas, e diz-se que a esposa inspirou o visual de Shiera Hall, a Mulher-Gavião. A causa da morte de Kubert ainda não foi divulgada.
Fonte:Érico Assis no Site Omelete.

Joe Kubert, segundo suas próprias palavras: "sou um tipo afortunado pois sempre fui apaixonado por meu trabalho e conheci a algumas das pessoas melhor capacitadas para criar uma história usando para isso somente o lápis e uma folha branca de papel."

Comentários

Postagens mais visitadas